sábado, 27 de fevereiro de 2010

Esquizofrenia Ideológica

Vamos começar por uma definição muito básica (no momento, via Wikipedia; se a minha preguiça petralha deixar, oportunamente eu melhoro a referência):

"a esquizofrenia se caracteriza essencialmente por uma fragmentação da estrutura básica dos processos de pensamento, acompanhada pela dificuldade em estabelecer a distinção entre experiências internas e externas."
Aqui, tratar-se-á da esquizofrenia bloguideológica dos "leitores" dos blogvejeiros, os bloginvejeiros. Pois bem, quando do lançamento do III PNDH, eles ficaram assanhadíssimos! Tudo bem, é parte da metodologia blogvejeira escandalizar tudo o que o Governo Lula faz. Se especializaram em escandalizar até o que não foi perpetrado por ele - brilhantemente definido pelo Luís Nassif como a escandalização do nada.
Mas, convenhamos, um escândalo sobre algo palpável rende mais tempo de assanhamento ideológico.

Lá no Blogspelademocracia até postaram o vídeo de um padre, um tal de Paulo Ricardo, de honestidade intelectual similar à do Reinaldo Hollywood, ou seja, inatacável, mas também indemonstrável: seria como uma honestidade intelectual axiomática, ou você crê ou você não crê.

Ele faz uma homilia esquizofrênica a respeito do Plano Nacional de Direitos Humanos (tá pensando o quê? até para delirar é preciso criatividade - eu quando comecei a ver o vídeo, fiquei na dúvida se o padre estava no meio da missa ou estava tendo um surto esquizo).

Conhecemos a cantilena dessa gente:  "direitos humanos para humanos direitos", "humanos, mesmo, só eu e os da minha família nuclear e os da grande elite dos de bem" e por aí vai. História mesmo, que é bom, não sabem. História no sentido forte da palavra, das grandes interpretações, que se preocupa em demonstrar como e porque é preciso resguardar os direitos da espécie, de que maneira somos todos os agredidos quando se permite que o Estado ou qualquer outro ente, individual ou coletivo, ofende tais direitos etc. Confundem direitos humanos com coisa de comunista e por aí vão. Até aí, tudo bem, não se trata de esquizofrenia ideológica, é só ignorância mesmo.

Mas...o mas é o moto do mundo, tudo sempre muda depois que vem o mas na frase. Mas, aí, o Presidente Lula foi à Cuba visitar o Fidel (oh! outro escândalo!). E, enquanto lá estava, um dissidente político em greve de fome - há mais de 60 dias! - veio a falecer. Óbvio que isso é muito triste e que ninguém deveria sofrer o que quer que seja nas mãos ou pelas mãos do Estado.

Por isso, nossos bravos guerreiros pela democracia no continente, que já vinham publicando manifestos em defesa do Senhor Zapata (o dissidente) desde o começo de sua greve de fome, que organizaram passeatas públicas e iniciaram uma petition on line por sua libertação....peraí, para tudo.

Não, eles não faziam nada disso. Nunca tinham ouvido falar do Senhor Zapata! Sobre Cuba, até imaginavam que o Fidel estava morto. Isto porque, segundo publicou seguríssima fonte no reputadíssimo MintaSemMascara, digo, MidiaSemmascara, o excelentíssimo ex-Secretário de Cultura Ipojuca Pontes, Fidel Castro já está morto, há muito tempo; o ex-exterminador da cultura nacional informou em primeira mão, em dezembro de 2006, que o Governo cubano adiava a divulgação do fato por temer as reações internas e externas.

Hoje, vê-se que Ipojuca estava parcialmente correto, já que o adiamento se deveu à necessidade de aguardar que o clone de Fidel envelhecesse o suficiente para aparecer em público; o Ministério da Saúde de Cuba até cogitou exibir desde logo o jovem clone, porque isso serviria como propaganda para a excelente medicina geriátrica cubana, mas recuou face à resistência do Dr. Severino; como se sabe desde Dolly, os clones tendem a envelhecer mais rápido que seus originais.

Para completar, além de nunca antes terem movido um clique sequer em defesa do Senhor Zapata, de repente começaram a dizer nos seus blogs que Cuba não respeita os...Direitos Humanos! Veja, Bissextíssimo, veja você! Vá ao começo desta rispidez, leia sobre esquizofrenia e constate por si mesmo: são esquizofrênicos ideológicos! Num momento, os Direitos Humanos não valem nada, no outro, sem escalas, passam a defendê-los. Leia acima: "uma dificuldade em estabelecer a distinção entre experiências internas e externas".

Como cada caso é um caso, e cada paciente é único, os sintomas da esquizofrenia ideológica manifestaram-se como uma dificuldade de distinguir entre política interna e política externa. Como a patologia é complexa, será preciso continuar a observar para saber quais são os demais sintomas.

Depois, quem bebe demais é o Lula.

Nota 1 - cedendo aos apelos de Bissextíssimo, explico duas menções feitas nesta rispidez:
(a) "Dr. Severino"- refere-se ao Severino Antinori, que pretendia dar à luz o primeiro clone humano, financiado àquela época, se não me engano, pela seita exótica e esotérica dos Raelianos - como só os perspicazes poderiam notar, os raelianos eram na verdade os cubanos e o primeiro clone humano foi o substituto de Fidel Castro que hoje circula por Cuba ostentando agasalhos de frio da marca Nike (isso resultou de imperfeições do processo de clonagem, o que veio a contaminar os memes do grande revolucionário com memes impuros do cientista capitalista);

(b) "Dolly"- trata-se da ovelha clonada (como ela é "igual", ela é o clone ou a clonada?). Causa mortis: senilidade precoce - daí, vemos as grandes virtudes das tecnociências pós-modernas, o que em Dolly foi tido primariamente como defeito serviu como uma luva às intenções de uma ditadura senescente. Nem Ipojuca Pontes anteviu isto!

Nota 2: não existem luvas que não servem? por que, diabos, inventaram esse clichê imperfeito?

Nenhum comentário: